Aula Grátis de MS Project

Olá, pessoal! Hoje faremos uma demonstração sobre a utilização da ferramenta MS Project para montar cronogramas e gerenciar projetos.

O MS Project é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de projetos desenvolvida pela Microsoft. Ele permite aos usuários planejar, programar e controlar projetos de qualquer tamanho e complexidade. Com recursos como criação de cronogramas, alocação de recursos, acompanhamento de progresso e análise de custos, o MS Project ajuda as equipes a manterem-se organizadas, cumprir prazos e alcançar objetivos com sucesso. Aqui, você poderá acessar o link para o curso completo.

Sumário

Conhecendo um pouco mais do MS Project

Primeiramente, na tela inicial do Project, temos a visão do formulário de tarefas à esquerda e do gráfico de Gantt à direita. Nas configurações, encontramos opções de tarefa, recursos, relatórios e definições do projeto.

Curso Grátis de MS Project - Tela Inicial

Ao criar tarefas, observamos colunas úteis, como indicadores de tipo e alocação de recursos. Nesse sentido, recomenda-se manter essas colunas visíveis. O modo de tarefa pode ser manual ou automático e, para o uso completo das ferramentas, é preferível trabalhar com agendamento automático.

Curso Grátis de MS Project - Agendamento Automático

No MS Project, é possível definir a duração das tarefas e seu tipo, manual ou automático, assim como a data de início e término, que são projeções do projeto. Para um projeto real, recomendamos adicionar tarefas mais detalhadas, pois os cronogramas devem refletir as sequências lógicas das tarefas.

Curso Grátis de MS Project - Detalhando tarefas

O calendário do projeto pode ser personalizado com feriados e dias não úteis. A definição da linha base permite comparar o planejado com o realizado. Dessa forma, é essencial acompanhar o progresso do projeto, inserindo dados como percentual de conclusão e datas reais de início e término.

Curso Grátis de MS Project - Definindo datas

Por fim, o uso de recursos é importante para a alocação de mão de obra e custos. Você pode definir e atribuir recursos às tarefas do projeto. O MS Project oferece recursos avançados para o gerenciamento de projetos complexos.

Custos

Essa é uma visão geral de como montar um cronograma básico no MS Project. Portanto, para uma compreensão mais completa, recomendamos o curso completo em nosso site. Até a próxima!

 

Você pode se interessar por estas publicações

Como criar vínculos e referências entre planilhas no Excel

Como criar um Gráfico com Caixas de Seleção no Excel

Excel e Pesquisa Científica: transformando dados em descobertas e oportunidades profissionais

Use Planilhas Prontas – Planilhas Excel Profissionais

Gostaria de Ganhar mais tempo? Use Planilhas Prontas para acelerar seu trabalho! Veja algumas de nossas planilhas que fazem muito sucesso:

Planilha de Controle de Gado

Dashboard de Finanças Pessoais

Planilha Excel para Perito

Planilhas Gratuitas para o seu Dia a Dia

Temos também uma gama de planilhas gratuitas para você baixar e utilizar o tempo que quiser, acelere o seu desenvolvimento com nossas planilhas grátis.

Ficha de Registro de Empregado

Planilha de Gestão Financeira

Planilha Orçamento de Marketing em Redes Sociais

Esta publicação Aula Grátis de MS Project Foi vista primeiro no site Smart Planilhas