Warning: Undefined array key 0 in /home/dms01sciservers/sites/showsite.com.br/wp-includes/meta.php on line 638

Warning: Undefined array key 0 in /home/dms01sciservers/sites/showsite.com.br/wp-includes/meta.php on line 638

Warning: Undefined array key 0 in /home/dms01sciservers/sites/showsite.com.br/wp-includes/meta.php on line 638
Você está visualizando atualmente Startups no Paraná tem alta 12%: destaques para AgTech, HealthTech & Customer Service

Startups no Paraná tem alta 12%: destaques para AgTech, HealthTech & Customer Service

startups no parana tem alta 12 destaques para agtech healthtech customer serviceO Paraná possui atualmente 1.758 startups, conforme o Mapeamento das Startups Paranaenses de 2023, divulgado pelo Sebrae/PR. Esse número representa um aumento de 12%, com 202 novos negócios em comparação ao ano anterior. As Agtechs, startups do setor de agronegócio, estão em destaque entre as novas empresas.

Sumário

Regiões com Maior Número de Startups

Curitiba lidera o ranking das regiões com maior número de startups, somando 430 negócios. Em seguida, estão com 179 Statups no Paraná, na região norte, e o oeste do estado, com 178. As startups no Paraná se destacam nos segmentos de AgTech, HealthTech & Wellness, e Customer Service, que representam juntos 22,8% do total.

Segmentos em Destaque

O estudo do Sebrae/PR revela que esses segmentos apresentam maior eficiência e inovação em setores considerados mais tradicionais. Isso mostra o potencial do Paraná em gerar negócios inovadores em nível nacional. Além disso, 73,09% das startups mapeadas são microempresas.

startups no parana tem alta 12 destaques para agtech healthtech customer service 1
Mapeamento das Startups Paranaenses. (Imagem Sebrae)

Impacto na Economia

Das 1.758 startups paranaenses mapeadas, 1.155 estão formalizadas, indicando uma participação ativa na economia estadual. Rafael Tortato, coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, destaca que o mapeamento apoia a tomada de decisões e o planejamento dos atores do ecossistema de inovação, além de oferecer informações valiosas para os empreendedores planejarem suas ações.

Modelos de Negócio Preferidos

Os modelos de negócio B2B2C (business-to-business-to-consumer) e B2B (business-to-business) são os preferidos pelas startups paranaenses, representando 92,59% dos negócios. Esse modelo reflete uma tendência de ampliar o alcance e impacto, oferecendo vantagens em termos de escalabilidade e diversificação de receita.

Faixa Etária das Startups

O estudo aponta que 39,48% das startups têm entre três e cinco anos de existência, enquanto 28,48% possuem de seis a nove anos. Startups com mais de nove anos representam apenas 4,33% do total, indicando que a longevidade é uma conquista significativa, geralmente alcançada por empresas que obtêm sucesso excepcional ou conseguem se adaptar às mudanças do mercado.

Comentário de Especialista

O especialista Romero Carvalho (foto), CEO da SCI Studio, destaca a relevância dos segmentos de AgTech, HealthTech & Wellness, e Customer Service no cenário nacional:

“Esses setores são essenciais para a inovação não somente no Paraná. As AgTechs trazem avanços importantes para o agronegócio, enquanto as HealthTech & Wellness transformam a área da saúde e bem-estar com soluções tecnológicas. Já o Customer Service melhora a experiência do cliente. São segmentos que fortalecem todo o ecossistema de startups no Brasil.”, comentou Carvalho.

Importância do Estudo

Rafael Tortato ressalta que o projeto de pesquisa estimula o ecossistema de empreendedorismo e inovação no estado.

“O estudo permite enxergar a evolução da maturidade dos negócios, avaliar o cenário e as tendências, além de oferecer informações para que os empreendedores planejem ações que possam potencializar seus negócios”, afirma Tortato.

Investimentos em Startups

Fundos e investidores anjos buscam startups em diferentes estágios, desde ideias iniciais até empresas que já faturam milhões por ano. Eles valorizam não apenas produtos ou serviços inovadores, mas também equipes capacitadas e sócios comprometidos com a evolução dos negócios. Para conferir o levantamento na íntegra, acesse o Portal do Sebrae/PR.

Este artigo Startups no Paraná tem alta 12%: destaques para AgTech, HealthTech & Customer Service, é foi referenciado anteriormente no blog Economic News Brasil – Notícias Sobre Economia e Negócios